A FAINA TUPIGUARANI SOBRE O BARRO: características gerais e especificidades regionais da cerâmica Tupiguarani

Autores

  • Alencar Miranda Amaral Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rosemary Aparecida Cardoso

Palavras-chave:

Tradição Tupiguarani, Tecnologia Cerâmica, Arqueologia.

Resumo

O presente artigo visa apresentar as principais características da tecnologia cerâmica associada à tradição Tupiguarani. Analisamos a literatura arqueológica objetivando identificar tanto aspectos que são considerados gerais à olaria Tupiguarani; quanto compreender suas especificidades regionais. Assim, buscamos evidenciar e reconhecer a unidade na diversidade, para deste modo problematizar os limites e possibilidades inerentes ao uso do conceito de tradição Tupiguarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alencar Miranda Amaral, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Alencar Miranda Amaral é graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista e mestre em Ciência da Religião pela UFJF, e doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia Universidade Federal de Pernambuco, e professor dos cursos de graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial e de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF

Rosemary Aparecida Cardoso

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, graduação em História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco. É colaboradora do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF.

Downloads

Publicado

02-02-2024

Como Citar

AMARAL, A. M.; CARDOSO, R. A. A FAINA TUPIGUARANI SOBRE O BARRO: características gerais e especificidades regionais da cerâmica Tupiguarani. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 24, n. 47, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/14150. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos