Edições anteriores
-
Dossiê: Institutos Históricos e Geográficos no Brasil: acervos, intelectuais e historiografias
v. 26 n. 49 (2024)Desde o século XIX, os institutos históricos se constituíram como espaços privilegiados nos fazeres historiográficos no Brasil. Fosse por meio do fomento à publicação de livros, ou por meio das páginas das revistas institucionais, os sodalícios contribuíram para inventar a nação, bem como para fomentar a construção das identidades estaduais nas diferentes regiões no país. Este dossiê reuniu dez artigos que mobilizam os diversos aspectos atinentes aos institutos históricos e geográficos no Brasil. Dessa forma, constitui um campo de discussão que articula pesquisas que tratam do IHGB e das instituições congêneres estaduais e municipais, com ênfase para a formação e os usos de acervos, a constituição de redes de sociabilidades e a atuação de letrados e intelectuais, bem como, os usos do passado em perspectiva historiográfica por meio da escrita da história nos séculos XIX, XX e XXI.
-
Dossiê: História, patrimônios e representações femininas: da educação patrimonial às significações culturais
v. 25 n. 48 (2024)Esse dossiê apresenta as análises históricas que fomentam as pesquisas sobre os patrimônios culturais e as representações femininas. Pensar e pesquisar sobre os percursos femininos entre os espaços sociais e culturais, produzindo caminhos entrecruzados de significações, de narrativas, de embates e artes do pensar e representar. Compreendendo que lançar os estudos pelo campo do Patrimônio Histórico podem significar a legitimação de espaços de memória, que rompem com os silenciamentos sobre as mulheres.
Org.
Jaqueline Aparecida Martins Zarbato; Maristela Carneiro; Mônica Martins da Silva -
Dossiê: Identidades Étnicas, Transitoriedade e Trabalho
v. 23 n. 46 (2022)A proposta deste Dossiê da revista surgiu em associação aos temas de debates pensados para subsidiar o IV Congresso Nacional em Educação para as relações étnico-raciais: Identidades, transitoriedade e trabalho, intencionando dar continuidade às problematizações no ambiente temático destacado: relações étnico-raciais, com a especificidade de trazer para a cena acadêmica as implicações promovidas pelos processos migratórios, as construções identitárias e as (sobre)vivências cotidianas dos indivíduos no mundo do trabalho na contemporaneidade.
-
Dossiê Religião e religiosidade
v. 12 n. 29 (2011) -
Mneme - Revista de Humanidades N. 28
v. 11 n. 28 (2010) -
Dossiê Diáspora, identidade e memória
v. 11 n. 27 (2010) -
Dossiê Inspirações Atlânticas. Cultura, imagens e representações
v. 10 n. 26 (2009) -
Revista Mneme 25
v. 10 n. 25 (2009)