O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deverá ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deverá se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências deverão ser informadas, quando necessário, nas Notas ou Referências.
  • Os Artigos e Documentos comentados terão a extensão de 15 a 30 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque (recuo de 4,0 cm), com fonte 11, em espaço simples, sem aspas. As margens deverão se configurar da seguinte maneira: superior e inferior: 2.0 cm; esquerda e direita: 3.0 cm. Virão acompanhados de título, resumo (entre 100 e 250 palavras) e até cinco palavras-chave (separadas por ponto), em Língua Portuguesa e em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).
  • As Entrevistas seguem os padrões do item 4, excetuando-se o seguinte: a) ao invés de resumo e palavras-chave deverão conter um texto introdutório, explicando as circunstâncias que favoreceram a entrevista e um perfil histórico-historiográfico do entrevistado; b) as entrevistas só serão publicadas com autorização expressa do texto final, encaminhada pelo entrevistado para os editores, via e-mail.
  • As Resenhas seguem os padrões do item 4, excetuando-se o seguinte: a) devem referir-se a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou – para livros estrangeiros – publicados nos últimos quatro anos; b) não precisam trazer resumo e palavras-chave em língua vernácula e estrangeira, mas, tão somente, título (em Língua Portuguesa e estrangeira) e referência completa, no início, da obra resenhada.
  • No caso dos Anais, os resumos e/ou textos completos publicados deverão seguir os ditames do item 4, sem limitação do número de páginas.
  • O texto do manuscrito seguirá os padrões de estilo e requisitos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. 
  • A identificação de autoria do trabalho deverá ser totalmente removida do arquivo e da opção “Propriedades” do processador de textos, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • 10 – Os manuscritos deverão seguir a estrutura abaixo:

     

    a) Título e subtítulo do manuscrito: até duas linhas;

     

    b) Título e subtítulo do manuscrito em Língua Estrangeira;

     

    c) Resumo e palavras-chave: O texto do resumo não deve ultrapassar 250 palavras, com verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões da pesquisa que o originou. As palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

     

    d) Resumo e palavras-chave em Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês) devem acompanhar os manuscritos e estar adequadamente traduzidos;

     

    e) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral;

     

    f) Os subtítulos, quando existirem, não devem ser numerados;

     

    g) Referências ao longo do corpo do texto: deverão obedecer rigorosamente a NBR-6023, da ABNT, através do sistema autor-data, devendo ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

     

    h) Notas: quando existirem, devem ser explicativas e numeradas sequencialmente, colocadas no final do manuscrito (notas de fim). Não é permitido o uso de notas bibliográficas, porém, como notas de fim, poderão ser citadas as fontes históricas utilizadas para a composição do manuscrito. As notas devem vir em fonte com tamanho 10 e espaçamento simples.

     

    i) Tabelas e quadros:  As tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título, evitando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos. Após os dados, incluir a fonte de origem dos mesmos ou indicar quem procedeu à elaboração. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as "Normas de apresentação tabular", publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. Tabelas e quadros deverão ser formatados com fonte em tamanho 10 e espaçamento simples.

     

    j) Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Recomenda-se que estes elementos sejam produzidos em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista), apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 300 dpis) para sua reprodução direta.

     

    k) Referências ao final do texto: devem seguir estritamente o que preceitua a NBR 6023, da ABNT, dispostas em ordem alfabética. Somente deverão ser listadas as referências já citadas ao longo do texto.

Diretrizes para Autores

A Mneme publica artigos originais (em dossiês ou em seção de temática livre), documentos comentados, entrevistas, resenhas e anais no campo das Ciências Humanas. Para as seções de artigos, entrevistas e resenhas exige-se a titulação mínima de mestre. Em se tratando de manuscritos em coautoria, os autores devem ser oriundos de instituições diferentes. Recomenda-se que membros do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo não publiquem na revista, a não ser em casos especiais, com recomendação dos Editores. O mesmo se aplica aos organizadores de dossiês temáticos, para os quais se recomenda não publiquem textos autorais dentro do volume que estão organizando. A revista não cobra dos autores taxas referentes à submissão e ao processamento dos manuscritos submetidos para avaliação. 

 

Para a seção de documentos comentados, exige-se a titulação mínima de graduado, desde que, em coautoria com um(a) professor(a)/pesquisador(a), com, no mínimo, titulação de mestre.

 

No caso da seção de anais, não se exige uma titulação específica, tendo em vista que o resumo e/ou texto completo já passou por avaliação específica de comitê científico do evento.

 

Todos os textos serão submetidos a dois pareceristas, oriundos do Conselho Consultivo ou ad-hoc, desde que atendam aos critérios apresentados nas Diretrizes para Autores. Havendo pareceres contrários, recorrer-se-á a um terceiro, que decidirá o destino da avaliação. Os Editores responsáveis, o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo recusarão os artigos que não cumpram as exigências previstas nas Diretrizes para Autores.

 

Cada autor só poderá ter um artigo em processo, entre o início da submissão e a publicação final. Igualmente, cada autor só poderá publicar um artigo na revista com um interstício de, ao menos, dois anos, entre as duas publicações. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusivas de seus autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.