Feiticeiros de Angola na inquisição portuguesa
Palavras-chave:
Feitiçaria, Rituais afro-luso-brasileiros, Calundu, InquisiçãoResumo
O objetivo deste ensaio é divulgar duas dezenas de documentos inéditos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa), referentes à prática de adivinhaçáo, cura e rituais e cerimônias religiosas praticados por nativos do Reino de Angola, Congo e nações circunvizinhas, tanto em território africano quanto na diáspora negra em Portugal e no Brasil. Tratando-se de documentaçáo de difícil localizaçáo arquivística, nossa intençáo é facilitar futuros pesquisadores a aprofundar tal manancial até hoje pouco conhecido pela historiografia afro-luso-brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.