NA LUTA POR DIREITOS׃ REPRESENTAÇÃO E DISPUTAS POLÍTICAS NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO AMAZONAS EM 1984
Resumo
Interessa-nos neste trabalho analisar as disputas em torno da representação legal da categoria metalúrgica em 1984, com a tentativa de divisão a partir da criação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Material Elétrico, Eletrônico e Similares de Manaus, desmembrado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica, Mecânica e Material Elétrico de Manaus. Entendemos que esta disputa foi uma tentativa de fragmentar a categoria com o intuito de atravancar a posse da nova diretoria eleita naquele mesmo ano, sobretudo, em um contexto marcado por uma renovação sindical e transformações nas relações de trabalho entre patrões e empregados. Compreender a ação do sindicato frente às disputas políticas ao redor da duplicidade sindical dos metalúrgicos na Justiça do Trabalho é o objetivo desta breve discussão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.