A HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE EM PERSPECTIVA: O IHGRN ENQUANTO PARADIGMA
Resumo
o presente artigo tem por objetivo abordar os estudos da área da História da Historiografia do Rio Grande do Norte, e identificar seus traços característicos. Para tanto, foi feito um levantamento de textos de apresentações em eventos, artigos, capítulos de coletâneas, monografias, dissertações, teses e livros, disponíveis e repositórios digitais, e que tomaram a historiografia potiguar como objeto de análise. O artigo concluiu que há um paradigma classificatório da escrita histórica do estado a partir da comparação com os textos e práticas desenvolvidos no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e publicados em sua Revista no decorrer das décadas do século XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clivya Nobre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.