ACERVOS PESSOAIS E REDES DE SOCIABILIDADE: AS PRODUÇÕES DE JOÃO LEONIR DALL’ ALBA E SUA RELAÇÃO COM O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA CATARINA
Resumo
O (re)conhecimento de múltiplas experiências humanas por meio de escritas autobiográficas, tem se consolidado para os/as historiadores/as como importante possibilidade de compreensão dos modos de ser e estar dos indivíduos e de suas temporalidades. Ao analisarmos as escritas autobiográficas presentes no acervo pessoal do Pe. João Leonir Dall`Alba (1938-2006), e acondicionado pelo Centro de Documentação Histórica Plínio Benício – CEDOHI, intentamos perceber as redes de sociabilidade tecidas pelo sacerdote, especialmente, aquelas vinculadas ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. As dezenas de obras publicadas, bem como, os espaços de memória projetados por Dall`Alba, promoveram a difusão de discursos fundamentados em ações étnicas/ identitárias, perspectiva que estava em consonância com os interesses do IHGSC. A aproximação com o campo acadêmico e o IHGSC, proporcionou a Dall’Alba a criação de uma importante rede de sociabilidade que alavancou a execução de seus diversos projetos e caracterizou sua atuação como um importante intelectual mediador do sul. catarinense
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Michele Gonçalves Cardoso
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.