As práticas pedagógicas no Ensino de História no contexto da formação do Técnico em Turismo do CEFET/RN ao IFRN (2005-2011)

Autores

  • Aline Cristina Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Olívia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino de História. Ensino Médio Integrado. Currículo. Práticas Pedagógicas. Educação Profissional

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino de História do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Turismo, do hoje denominado IFRN/Campus Natal-Central, sob a égide da matriz curricular 2005-2011. A proposta do Ensino Médio Integrado (EMI) é de inserir o trabalho como princípio educativo, considerando não somente sua dimensão produtiva, mas suas dimensões históricas, ontológicas e sociais. Por isso, norteamos nossa pesquisa nos princípios definidos por Antônio Gramsci acerca da relação Educação/trabalho. Para embasar nossas discussões sobre o Ensino de História em uma perspectiva curricular renovadora, dialogamos com as ideias de Circe Bittencourt, Carla Pinsky e Jaime Pinsky. Avaliamos também as concepções de Práticas Pedagógicas, conforme Sánchez Vázquez. Os colaboradores da pesquisa foram três professores de História que atuaram no CEFETRN/IFRN entre 2005 e 2011, selecionados por terem mais tempo de atuação no Curso de Turismo; e estudantes egressos das turmas 2005 a 2008, que pertenciam ao grupo que esteve presente na instituição durante o recorte temporal definido para estudo. Usamos como técnica de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, com o intuito de compreendermos as concepções de práticas pedagógicas no Ensino de História e suas especificidades no universo do EMI. Concluímos que não há uma regularidade entre o que se propõe no currículo formal e o que se vivencia na prática, posto que as ações dos professores são fruto de sua formação inicial, suas concepções de mundo, de sociedade e das relações que se estabelecem cotidianamente no espaço escolar. Não há, pois, um modelo de prática para o Ensino de História no EMI, mas múltiplas práticas e métodos, que se configuram em Ensinos de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Historiadora e Mestre em Educação Profissional.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Centro de Educação da UFRN.

Downloads

Publicado

21-12-2015

Como Citar

LIMA, A. C. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. As práticas pedagógicas no Ensino de História no contexto da formação do Técnico em Turismo do CEFET/RN ao IFRN (2005-2011). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 77–112, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8032. Acesso em: 28 mar. 2024.