Amamentação e tipo de parto: uma avaliação envolvendo as gestantes do estudo multicêntrico sobre saúde reprodutiva no Brasil realizado em Natal-RN, 2000

Autores

  • Glenda Fernanda Alves Coelho Lins
  • Nilma Dias Leão Costa
  • Maria Célia de Carvalho Formiga
  • Paulo César Formiga Ramos

Resumo

O aleitamento materno exclusivo é uma estratégia de saúde pública devido í s importantes contribuições imunológicas e nutritivas do leite materno ao recém nato. As elevadas taxas de cesarianas e a sua provável inserção como alternativa optativa pela paciente têm se mostrado preocupante, particularmente para o Brasil. O objetivo deste artigo foi mostrar a relação entre variações na realização da amamentação e tipo de parto. A análise dos dados sugere que o tempo de amamentação exclusiva está muito abaixo das recomendações feitas pela OMS, que o parto normal é um fator favorável í  amamentação, e que o tipo de parto influencia o iní­cio da amamentação.

Palavras-chave: Aleitamento materno, tipo de parto, puérpera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-10-2009

Como Citar

ALVES COELHO LINS, G. F.; LEÃO COSTA, N. D.; FORMIGA, M. C. de C.; FORMIGA RAMOS, P. C. Amamentação e tipo de parto: uma avaliação envolvendo as gestantes do estudo multicêntrico sobre saúde reprodutiva no Brasil realizado em Natal-RN, 2000. Revista PublICa, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/publica/article/view/113. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Saúde e Biomédica