Cidades Visíveis e Invisíveis: Não Por Acaso um Edifício Master
Resumo
Esse trabalho investiga a produção do espaço e sua relação com o cinema enquanto representação e símbolo da sociedade urbana analisando como alguns filmes brasileiros têm construído imagens da metrópole moderna e/ou “pós-moderna” por meio de uma nova estética do espaço. Para tanto, analisamos os filmes Não Por Acaso (Philippe Barcinski, 2007) e Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002). O primeiro, um filme de ficção ambientado em São Paulo; o segundo, um documentário que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro, mais precisamente o bairro de Copacabana. Assim o cinema é abordado em uma perspectiva que se presta como fonte valiosa de análise da produção do espaço na modernidade a partir da representação fílmica das duas maiores metrópoles brasileiras.Downloads
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Publicado
25-02-2013
Como Citar
NETO, A. V. Cidades Visíveis e Invisíveis: Não Por Acaso um Edifício Master. Revista PublICa, [S. l.], v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/publica/article/view/5736. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Humanas e Sociais