Análise da Serragem de Madeira utilizada como adsorvente dos metais Cr<sup>+3</sup> e Pb<sup>+2</sup> de resíduos laboratoriais

Autores

  • Márcia Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nedja Suely Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho de pesquisa consiste em desenvolver uma eficiente potencialidade dos adsorventes naturais como materiais alternativos para remoção de metais provenientes de efluentes laboratoriais. Esses materiais são particularmente úteis, principalmente devido aos baixos custos e abundância. Neste projeto, os pós de serragens Manilkara huberi (Massaranduba) e o Tatoebuia ochracea (Ipê) foram utilizados como materiais alternativos na remoção de íons metálicos provenientes de efluentes do laboratório de Química Analítica Qualitativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No estudo foi enfatizada a entrada dos grupos Carboxila ao material por meio da Espectroscopia de Absorção na Região do Infravermelho, assim como as potencialidades desses adsorventes naturais para a remoção desses íons, através da técnica de Fluorescência de Raios X por Energia Dispersiva. E para finalizar o estudo utilizou-se a Termogravimetria e a Termogravimetria Derivada (TG/DTG) para avaliar a estabilidade térmica dos pós de serragens. Resíduos líquidos oriundos das aulas práticas e contendo principalmente os íons Chumbo e Cromo foram utilizados nos ensaios de adsorção utilizando desta forma os pós de serragens.

Palavras-chave: Tratamento de efluentes, Metais pesados, Serragem de madeira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de QuímicaCentro de Ciências Exatas e da Terra

Nedja Suely Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de QuímicaCentro de Ciências Exatas e da Terra

Downloads

Publicado

23-12-2010

Como Citar

DA SILVA, M. L.; FERNANDES, N. S. Análise da Serragem de Madeira utilizada como adsorvente dos metais Cr<sup>+3</sup> e Pb<sup>+2</sup> de resíduos laboratoriais. Revista PublICa, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/publica/article/view/5746. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Exatas e Tecnológica