A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo


Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações.  Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânio Luiz do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Natália Raiane Silva Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Graduanda do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Enfermeira pela Universidade Federal do Rio grande do Norte-UFRN, Especialista em enfermagem do trabalho pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
Rafaela Priscila Carvalho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Vinícius Costa Maia Monteiro, Secretaria de Estado da Saúde Pública - SESAP

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Potiguar campus Mossoró RN, pós-graduando em Saúde Coletiva pela FAVENI, Professor do Instituto Técnico do Brasil-ITEC, Professor do Centro Educacional Técnico Profissional-CEDUCAT

Zacarias Ramalho Silverio, Faculdade Estácio - FATERN

Graduado em Psicologia, especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Docente na Faculdade Estácio - FATERN

Mariel Wágner Holanda Lima , Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Especialista em Geografia e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Patos- FIP, Professor na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

Maria da Conceição Lima Alves, Universidade Potiguar- UnP

Graduada em enfermagem pela Universidade Potiguar- UnP.

Flávia Christiane de Azevedo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. 
Jônia Cybele Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Odontologia com Área de concentração em Saúde Coletiva, professora do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado
25-02-2020
Como Citar
BEZERRA, I. N. M.; LUIZ DO NASCIMENTO, J.; RAIANE SILVA VIEIRA, N.; PRISCILA CARVALHO DA SILVA, R.; COSTA MAIA MONTEIRO, V.; RAMALHO SILVERIO, Z.; WÁGNER HOLANDA LIMA , M.; DA CONCEIÇÃO LIMA ALVES, M.; CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO, F.; CYBELE SANTOS LIMA, J. A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Revista Ciência Plural, v. 6, n. 1, p. 102-118, 25 fev. 2020.
Seção
Relato de experiência