Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO 

Criada em 29 de janeiro de 2015 a Revista Ciência Plural-RCP é uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPgSCol) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem por objetivo publicar, promover e disseminar a produção científica que contribua para os estudos na área da saúde, prioritariamente saúde coletiva e odontologia. A Revista Ciência Plural tem periodicidade quadrimestral e está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. Os manuscritos submetidos devem ser originais e inéditos, destinando-se exclusivamente à Revista Ciência Plural, e podem ser enviados em português, espanhol e inglês.

A RCP possui fluxo contínuo de submissão e publicação, ou seja, o manuscrito pode ser submetido em qualquer período do ano e assim que se completa um número ele já é publicado. Esse fluxo entre submissão e publicação acontece em média num período de 3 a 6 meses. 

A avaliação acontece de forma cega, por pares e eventualmente duplo cego quando é necessário (Por exemplo: em assuntos polêmicos onde seja fundamental a emissão de 3 pareceres (número impar par evitar empate) ou quando há discordância por parte da Editora Científica com o parecer emitido).

Quando aprovado e Junto com a versão final do manuscrito deverão ser anexadas declarações /certidões do tradutor responsável pelas versões dos resumos ou do artigo em línguas estrangeiras (inglês e espanhol).

A Revista Ciência Plural disponibiliza sem qualquer custo ou necessidade de assinatura, acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em conformidade com as diretrizes da política de compartilhamento do Creative Commons (CC).

MISSÃO

A missão da Revista Ciência Plural é divulgar material de referência sobre pesquisa em ciências da saúde, prioritariamente saúde coletiva e odontologia, promovendo a produção cientifíca brasileira junto à comunidade acadêmica internacional.

HISTÓRICO DA REVISTA

A Revista Ciência Plural surge na esteira da trajetória do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, outrora Programa de Pós-Graduação em Odontologia. É uma longa estrada de mais de 3 décadas e muita transformação nesse período de tempo, de uma pós-graduação que tendo sido aprovada pelo Colegiado Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN-CONSEPE, através da Resolução 60/77, de 03 de junho de 1977, se constituiu no primeiro curso de pós-graduação "Stricto sensu" da Universidade, sob a denominação de Curso de Mestrado em Odontologia Social. A pós-graduação na área em apreço ocupa lugar de destaque local e regional, e tem tido um relevante papel a partir da aglutinação de seus pesquisadores e das demandas geradas, sobretudo, na área de epidemiologia, do envelhecimento, da avaliação de serviços, da educação em saúde, do processo de formação de pessoal contribuindo também na qualidade da oferta de assistência à saúde e na construção da cidadania. A criação dessa Revista vem preencher uma lacuna na divulgação científica como um instrumento que surge para dar vasão à produção científica na área da saúde, preferencialmente na saúde coletiva e odontologia.