Acesso aberto
Esta é uma política permanente da Revista Ciência Plural (RCP). Ela descreve os princípios de acesso aberto e práticas associadas à ciência aberta adotadas pela revista. Para orientações operacionais de submissão (template, documentos obrigatórios, checklist e etapas do processo editorial), consulte o menu Submissão.
A Revista Ciência Plural (RCP) adota o acesso aberto imediato a todo o seu conteúdo, sem período de embargo. Acreditamos que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público fortalece a democratização do acesso à informação e amplia o impacto social da pesquisa.
Custos para autoras(es) e leitoras(es)
A RCP não cobra taxas de submissão, avaliação, edição ou publicação de manuscritos. O acesso aos artigos é gratuito para todas as pessoas.
Direitos autorais e licença
As(os) autoras(es) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. Os artigos publicados são disponibilizados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), conforme descrito na política “Direitos autorais e licença” da revista.
Preprints
A RCP aceita a submissão de manuscritos previamente disponibilizados como preprints, desde que essa informação seja declarada no ato da submissão (incluindo nome do servidor e link/DOI, quando disponível). O depósito como preprint não é considerado publicação prévia e não impede a avaliação pela revista.
Disponibilidade de dados, materiais e transparência
A RCP apoia práticas de ciência aberta e incentiva a transparência e reprodutibilidade. Por isso, os manuscritos devem incluir uma Declaração de Disponibilidade de Dados (Data Availability Statement), informando:
-
onde os dados e/ou materiais estão disponíveis (repositório, suplemento, link permanente), ou
-
as razões para eventual indisponibilidade (por exemplo, restrições éticas, legais, sigilo, confidencialidade e proteção de participantes).
Quando aplicável, recomenda-se o compartilhamento responsável (por exemplo, dados anonimizados, acesso controlado ou disponibilização sob solicitação justificada).
Transparência editorial
A RCP valoriza a transparência do registro científico. Por isso, junto aos artigos publicados podem ser disponibilizadas informações editoriais e de publicação, como datas do fluxo editorial (submissão, aceite e publicação) e identificação da editoria responsável pelo manuscrito, quando adotado pela revista.
