EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NAS AÇÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E PROMOÇÃO À SAÚDE NOS TERRITÓRIOS

  • Flávia Christiane de Azevedo Machado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Eloiza da Silva UFRN
  • Mariana Bezerra Teles UFRN

Resumo


Introdução: A disciplina de Saúde e Cidadania (SACI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) preconiza, pelo Arco de Marguerez, a aprendizagem vivencial para oportunizar intervenções nos territórios onde a disciplina ocorre. Objetivo: Relatar experiências de ações de promoção à saúde realizadas em equipamentos sociais de um território adscrito a uma Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito Oeste do Município de Natal/RN entre Maio a Junho de 2018. Metodologia: Estudo descritivo sobre intervenções realizadas e planejadas por dinâmicas da SACI voltadas às demandas de sensibilizar crianças em idade pré-escolar sobre a importância da higiene; viabilizar recursos financeiros e alimentícios para uma associação beneficente; estimular o autoconhecimento e a autovalorização dos idosos para reduzir abusos intrafamiliares e depressão, e apreender o contexto familiar de crianças de 2 a 5 anos. Comtemplou-se essas demandas, respectivamente, com a realização de uma peça teatral e um bazar, ambos em Associação beneficente; exposição de filme e dinâmica “para quem você tira o chapéu?” na Associação de Idosos e realização de um sandplay (jogo de areia) em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Resultados: O bazar arrecadou alimentos e produtos doados e o teatro de fantoches sensibilizou as crianças sobre o cuidado com higiene bucal e corporal. A atividade com idosos enalteceu importância da escuta, do incentivo às relações inter geracionais saudáveis para o crescimento mútuo dos envolvidos e o sandplay apresentou densa participação das crianças. Conclusões: As intervenções obtiveram resultado positivo, possibilitando sensibilização dos discentes para o cuidado à comunidade e estimulando habilidades de comunicação oral, corporal e empatia.

Palavras-Chave: Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Serviços de integração docente-assistencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-01-2021
Como Citar
CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO, F.; DA SILVA, M. E.; BEZERRA TELES, M. EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NAS AÇÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E PROMOÇÃO À SAÚDE NOS TERRITÓRIOS. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 1, p. 191-210, 16 jan. 2021.
Seção
Relato de experiência