EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL DO DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Renan Cabral de Figueirêdo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Henrique Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-0595-6020
  • Maísa Paulino Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Georgia Costa de Araújo Souza
  • Rosana Lúcia Alves de Vilar Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20503

Resumo

Introdução: O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) faz parte do escopo de ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e tem por propósito a saúde integral da criança. A atenção/assistência odontológica, iniciadas nos primeiros meses de vida, impacta positivamente sobre a saúde bucal e geral. Objetivo: O estudo objetivou compreender a atuação dos cirurgiões-dentistas no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, no contexto da Estratégia Saúde da Família, em um município de médio porte. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo compreensivo-interpretativo, cujos participantes foram os dentistas atuantes no município referido. Os instrumentos de coleta foram: questionário semiestruturado, grupo focal e diário de campo. Os dados, apoiados pelo software ALCESTE, foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: concepções sobre o CD; e ações desenvolvidas durante o CD. A saúde bucal aparece como potencialidade na atenção e assistência à saúde infantil, fortalecendo o processo de cuidar. Conclusões: Verificou-se o predomínio de percepções ancoradas em fundamentos que reduzem as dimensões subjetivas, culturais e sociais dos sujeitos, demonstrando distanciamento de uma prática interprofissional efetiva.
Palavras-Chave: Saúde Bucal. Crescimento e Desenvolvimento. Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Cabral de Figueirêdo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Família no Nordeste (RENASF/UFRN).

Ricardo Henrique Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dentista da Estratégia Saúde da Família de Nazaré (SMS Natal/RN); Mestre em Saúde da Família pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Família no Nordeste (RENASF/UFRN); Pesquisador do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maísa Paulino Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) /Departamento de Odontologia/Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva; Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (FIOCRUZ/RENASF/UFRN).

Georgia Costa de Araújo Souza

Professora Adjunta IV do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Rosana Lúcia Alves de Vilar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Enfermagem (UFRN); Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF/UFRN); Doutora em Ciências Sociais (UFRN).

Downloads

Publicado

11-06-2020

Como Citar

FIGUEIRÊDO, R. C. de; MELO, R. H. V. de; RODRIGUES, M. P.; SOUZA, G. C. de A.; VILAR, R. L. A. de. EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL DO DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 21–43, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20503. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20503. Acesso em: 26 abr. 2024.