A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Antônia Fernanda Sousa de Brito Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Ciliane Macena Sousa Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n1ID21020

Resumo

Introdução: A Estratégia Saúde da Família é constituída de equipes multiprofissionais que devem atuar numa perspectiva interdisciplinar, articulando suas práticas e saberes no enfrentamento de cada situação identificada para propor soluções, e intervir de maneira apropriada a cada realidade. Desse modo, emergem as ações educativas como ferramenta indispensável para estimular o autocuidado nos usuários. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de enfermagem a partir da construção de espaços de Educação em Saúde, abordando a temática: o contexto das hepatites virais. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. As atividades foram desenvolvidas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, localizado no município de Quixeré/CE. Resultados: Percebeu-se que a partir da intervenção foi possível despertar momento de reflexão a cerca da assistência em saúde, inclusive em relação às percepções da biossegurança, favorecendo assim a troca e compartilhamento de saberes. Tal atividade contribuiu, ainda, para a construção e o aprimoramento do saber-fazer no tocante a um dos seus processos de trabalho, o ensinar-aprender. Conclusões: A Educação em Saúde propõe-se a contemplar os princípios do Sistema Único de Saúde por intermédio da promoção da saúde e da conscientização do indivíduo e da comunidade a fim de garantir a autonomia dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-01-2021

Como Citar

SOUSA DE BRITO, A. F.; MACENA SOUSA, C. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 224–234, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n1ID21020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/21020. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência