A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO “INFOJOVEM” NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n1ID21458Resumo
Introdução: A adolescência é um período do ciclo da vida balizado pela influência da vulnerabilidade, onde o adolescente passa por fases de crescimento e desenvolvimento no âmbito físico e intelectual, e merece uma atenção especial por parte de todos aqueles que lidam com o mesmo. Objetivo: Descrever uma experiência vivenciada por discentes e docentes, na participação de um projeto de extensão sobre a prevenção de saúde dos adolescentes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, acerca das atividades realizadas por discentes e docentes do curso de medicina do Centro Universitário Tiradentes- UNIT/AL, entre os meses de abril e junho de 2019, com adolescentes de ambos os sexos e faixa etária entre 12 e 18 anos, residentes em bairros da periferia de Maceió. Foi utilizada como técnica a roda de conversa e recursos audiovisuais, como facilitadores do processo da aprendizagem. Resultados: As atividades experiênciadas possibilitaram a formação de vínculos, facilitando a integração do público alvo à proposta metodológica utilizada durante os encontros. Assim, percebe-se que houve um processo de aprendizagem profícuo, onde os adolescentes se sentiram entusiasmados a serem protagonistas na vivência dos encontros realizados sobre a temática em tela. Conclusões: A prática educativa com adolescentes provenientes de uma conjuntura social vulnerável, oportunizou aos discentes e docentes reflexões da agradável tarefa de serem facilitadores do conhecimento. Além de perceberem que é um desafio lidar com um grupo que se encontra em formação e que possui diversas indagações e conflitos pertinentes a própria idade.
Palavras-Chave: educação em saúde; saúde do adolescente; saúde da comunidade.
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