EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SENSIBILIZAR ADOLESCENTES ESCOLARES PARA A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANOS

Autores

  • Flávia Christiane de Azevedo Machado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adriely Fernanda da Silva Moura UFRN
  • Ylari Cabral Teixeira UFRN
  • Maria Carolina Dantas Campelo
  • Agenor Medeiros da Rocha Neto UFRN
  • Kedma Valnice Freire Oliveira UFRN
  • Ysla Kallena Macedo e Medeiros UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22015

Resumo

Introdução: Educação em saúde visa sensibilizar a consciência cidadã a partir do conhecimento do sujeito e de estratégias pedagógicas dialógicas. Tal atividade pode envolver os diferentes ciclos de vida, como crianças e adolescentes. Objetivo: relatar a experiência de um grupo tutorial da disciplina SACI II da UFRN na produção e realização de ações de educação em saúde voltadas a sensibilização para adesão a vacinação contra o HPV no território adscrito a uma USF de Natal/RN no primeiro semestre do ano de 2018. Metodologia: A seleção das temáticas-alvo se deu a partir das percepções dos discentes acerca do contexto epidemiológico do bairro e, sobretudo, dos processos contínuos de escuta ativa, em que profissionais de saúde da USF e lideranças do território expuseram as demandas locais. Utilizou-se a ferramenta CANVAS para estruturação do planejamento estratégico das intervenções. Exposições dialogadas, com uso de multimídia, cartazes, jogos educativos e paródias foram empregados na interação com o público da escola do bairro. Resultados: As percepções do grupo discente foram positivas e satisfatórias ao final das intervenções, em meio à ativa participação dos escolares e interesse nas temáticas abordadas, evidenciando adequação das estratégias realizadas. Conclusões: as intervenções buscaram responder a uma demanda de educação em saúde relativa ao adolescente.  Ademais, contribuíram para o crescimento acadêmico e pessoal dos discentes ao trabalhar competências do saber, do ser, conviver, essenciais a efetivação do modelo da vigilância à saúde, bem como houve um balanço positivo, uma vez que os resultados esperados no planejamento foram alcançados. Desta forma, concretizou-se o princípio da integração ensino-serviço-comunidade.

 

Palavras-Chave: Serviços de Integração Docente-assistencial, Educação em Saúde, Comunicação, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-05-2021

Como Citar

MACHADO, F. C. de A. .; DA SILVA MOURA , A. F.; CABRAL TEIXEIRA, Y. .; DANTAS CAMPELO, M. C. .; MEDEIROS DA ROCHA NETO, A. . .; FREIRE OLIVEIRA, K. V. .; MACEDO E MEDEIROS, Y. K. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SENSIBILIZAR ADOLESCENTES ESCOLARES PARA A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANOS . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 177–195, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/22015. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência