GINCANA EDUCATIVA – COMO SALVAR UMA VIDA: ESTRATÉGIA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22122

Resumo

Introdução: Verifica-se que a educação em saúde é uma estratégia de ensino e aprendizagem com objetivo de melhorar a qualidade de vida e de saúde da população. Objetivo: Descrever uma estratégia educativa sobre primeiros socorros para adolescentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa ação realizada em maio de 2019 com 27 adolescentes, estudantes de uma escola situada na cidade de Itapajé, Ceará. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: Iniciação do Projeto de Pesquisa Ação; A Definição da Estrutura Conceitual Teórica; Definição do Contexto e Propósito da Pesquisa; e a Coleta de dados, que se deu em quatro momentos, por meio de um Instrumento de Coleta de Dados semiestruturado e aplicação da Gincana Educativa – Como salvar uma vida. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número 3.241.797. Resultados: A Gincana educativa – como salvar uma vida foi organizada em seis etapas: Torta na cara, Jogo de Cooperação, Desafio, Resistência física, Quiz e Demonstração, sendo que a mesma buscou deixar o momento descontraído, dinâmico, competitivo e de aprendizado. Verificou-se que os participantes tinham interesse na aprendizagem sobre primeiros socorros, principalmente quando acompanhadas pela utilização de tecnologias educativas. Conclusões: A gincana contribuiu de forma significativa no aprendizado sobre primeiros socorros dos escolares, o que lhes permitiu prevenir agravos em saúde além de torna-los possíveis disseminadores de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Fernandes Cardoso, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Jefferson Dantas da Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

José Leonardo Alves de Sousa Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeiro pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Downloads

Publicado

08-05-2021

Como Citar

FERNANDES CARDOSO, M. A.; DANTAS DA COSTA, J. .; ALVES DE SOUSA FILHO, J. L. .; DE AZEVEDO PONTE MARQUES, K. M. . GINCANA EDUCATIVA – COMO SALVAR UMA VIDA: ESTRATÉGIA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA ADOLESCENTES. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 16–32, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22122. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/22122. Acesso em: 24 abr. 2024.