PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, ÁLCOOL E DROGAS, EM UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO

  • José Medeiros do Nascimento Filho UFRN
  • Monalisa de Melo Linhares Universidade Potiguar (UnP)
  • Renara Pereira Aragão Universidade Potiguar (UnP)
  • Renata Patrícia Daniel Amorim de Sousa Universidade Potiguar (UnP)
  • Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha UFRN

Resumo


Introdução: O uso de álcool e drogas é um problema crescente no Brasil e no mundo. Conhecer a epidemiologia dessa população nos serviços de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas é um imperativo para melhor trata-los. Objetivo: descrever o perfil epidemiológico dos usuários de um CAPS AD no Nordeste do Brasil.  Metodologia: estudo descritivo, transversal, quantitativo. Por meio de planilha eletrônica, foram analisados os 281 prontuários de todas as pessoas maiores de 18 anos que utilizavam o serviço. Foi empregado o teste de chi-quadrado considerando o fator de p significativo menor ou igual a 0,05. O estudo foi aprovado eticamente. Resultados: homens, média de 42,06 anos, com nível fundamental de escolaridade e casados, formavam a maior parte da amostra. Foram estatisticamente relevantes: o maior consumo de álcool nos homens (p=0,03); maior escolaridade nos usuários de cocaína (p=0,0126); maior tabagismo nos menos escolarizados (p=0,0166); prole como proteção ao uso de cocaína (p=0,0006) e cannabis (p=0,0004); não ter filhos com menos uso de álcool (p=0,0015); uso precoce de cannabis (p=0,0002) e álcool (p=0,0065). Conclusões: perfis epidemiológicos em centros especializados podem nortear políticas públicas, na perspectiva de cuidado aos usuários de drogas.

Palavras-Chave: Saúde Mental, CAPS, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monalisa de Melo Linhares, Universidade Potiguar (UnP)

Médica pela Universidade Potiguar

Renara Pereira Aragão, Universidade Potiguar (UnP)

Médica formada pela UnP

Renata Patrícia Daniel Amorim de Sousa, Universidade Potiguar (UnP)

Médica formada pela UnP

Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha, UFRN

Pediatra, Mestre em Saúde Coletiva e Doutora em Ciências da Saúde. Professora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva, UFRN.

Publicado
31-08-2021
Como Citar
MEDEIROS DO NASCIMENTO FILHO, J.; DE MELO LINHARES, M.; PEREIRA ARAGÃO, R.; PATRÍCIA DANIEL AMORIM DE SOUSA, R.; DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA, N. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, ÁLCOOL E DROGAS, EM UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 3, p. 365-381, 31 ago. 2021.
Seção
Análise Documental