SERVIÇO DE SAÚDE ESCOLAR: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22402Resumo
RESUMO
Introdução: Ações em saúde, no âmbito escolar, pré-dispõe os indivíduos a adotarem medidas de proteção quanto a sua saúde reduzindo fatores de risco na vida adulta corroborando para melhor qualidade de vida. Objetivo: Pesquisar as evidências científicas sobre as ações de saúde ofertadas no ambiente escolar. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa que através de revisão integrativa da literatura investigou as evidências sobre o objeto deste estudo utilizando as bases: LILACS e SCIELO. A coleta dos dados ocorreu em julho de 2020, aos pares, considerando o recorte temporal de cinco anos (2015 à 2020) nos idiomas português e inglês. A estratégia de busca foi formulada utilizando os descritores controlados “serviços de saúde escolar” e “promoção da saúde” que foram combinados entre si através do operador booleano AND. Resultados: Foram encontrados 1603 artigos que após uso de critérios de elegibilidade, restaram 05 na composição da amostra final. Da análise do conteúdo foi evidenciado as lacunas quanto promoção da saúde no ambiente escolar. Conclusões: os serviços de saúde no âmbito escolar são realizados através de ações pontuais, geralmente motivadas por ações sanitaristas com modelo campanhista. Foi evidenciado a necessidade de educação permanente para capacitação dos profissionais.
Palavras-Chave: Serviços de saúde escolar, Promoção da Saúde, Equipe de assistência ao paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.