REPERCUSSÕES DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22612

Resumo

Introdução: Neonatos pré-termos apresentam singularidades anatomofisiológicas predispondo-os a complicações respiratórias como a Síndrome do Desconforto Respiratório Aguda. Caracterizada pelo déficit de surfactante pulmonar e consequente insuficiência respiratória, aumentando a necessidade de suporte ventilatório invasivo e não invasivo. Objetivo: Analisar os efeitos da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros com Síndrome do Desconforto Respiratório Aguda. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa no qual utilizou-se das bases de dados: SciELO, LILACS, PEDro, MEDLINE e Bireme. Os critérios de inclusão foram estudos relacionados a temática em português, inglês e espanhol; completos e com publicação entre 2015 a 2020. Resultados: Nos 7 estudos sintetizados houve a utilização dos sistemas de suporte ventilatório: pressão positiva em vias aéreas a dois níveis: cânulas nasais aquecidas, umidificadas e de alto fluxo; ventilação de pressão positiva nas vias aéreas nasal, e a ventilação por pressão positiva intermitente nasal. Dois estudos que utilizaram cânulas nasais apontaram efeitos menos benéficos; e um relatou desfechos semelhantes aos demais, além de provocar menor dano nasal. Conclusões: Os recursos analisados obtiveram resultados equivalentes, apontando a eficácia da ventilação por pressão positiva e da pressão positiva intermitente na extubação. Com destaque para a necessidade de pesquisas no uso de cânulas nasais de alto fluxo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolyne Carvalho Caxias, Cristo Faculdade do Piauí - CHRISFAPI

Discente do curso de Fisioterapia da Cristo Faculdade do Piauí – CHRISFAPI

Arlon Néry do Nascimento e Silva , Cristo Faculdade do Piauí - CHRISFAPI

Discente do curso de Fisioterapia da Cristo Faculdade do Piauí – CHRISFAPI

Sanny Maria Pereira da Silva, Cristo Faculdade do Piauí - CHRISFAPI

Discente do curso de Fisioterapia da Cristo Faculdade do Piauí – CHRISFAPI

Ana Mara Ferreira Lima, Cristo Faculdade do Piauí - CHRISFAPI

Graduada em FISIOTERAPIA pela Universidade Estadual do Piauí (2007). DOUTORANDA em Engenharia Biomédica pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), MESTRE em BIOENGENHARIA na Universidade Brasil (SP), especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória (HCOR-SP) e Educação e Promoção da Saúde (UnB) e Titulada em Especialista Profissional em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR. Atualmente é Fisioterapeuta e coordenadora de Fisioterapia do Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração (Hospital Itacor), nas UTIs geral e cardiológica e professora adjunta da Cristo Faculdade do Piauí (CHRISFAPI), atuando principalmente nos seguintes temas: ventilação mecânica invasiva e não invasiva, terapia intensiva, fisioterapia pneumológica, reabilitação cardíaca e espectroscopia Raman.

Downloads

Publicado

08-05-2021

Como Citar

PONTES, S. .; CARVALHO CAXIAS, C.; NÉRY DO NASCIMENTO E SILVA , A.; PEREIRA DA SILVA, S. M. .; FERREIRA LIMA, A. M. . REPERCUSSÕES DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 211–226, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22612. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/22612. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Revisão Integrativa