GALERIA ILUSTRADA DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Danilo Erivelton Medeiros Dias Universidade federal do Rio Grande do norte
  • Taynah Correia Campos Universidade federal do Rio Grande do norte
  • Ivanaldo Luna da Silva Santos Universidade federal do Rio Grande do norte
  • Julyenne Dayse Gomes de Oliveira Universidade federal do Rio Grande do norte
  • Karolinne Souza Monteiro Universidade federal do Rio Grande do norte

Resumo


Introdução: A Síndrome Congênita do Zika (SCZ) constitui uma nova condição de saúde, advinda do surto do vírus Zika (ZIKV) no Brasil no início do ano 2015. É caracterizada por um conjunto de anormalidades que envolve a desproporção craniofacial, irritabilidade, espasticidade, convulsões, dificuldades alimentares, anormalidades oculares e perda auditiva. Objetivo: relatar a experiência do uso da Galeria Ilustrada da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como auxílio para coleta de dados em pesquisa sobre funcionalidade e incapacidade em crianças com Síndrome congênita do Zika. Metodologia: estudo qualitativo do tipo relato de experiência. Resultados: Os cenários foram centros de reabilitação para Síndrome congênita do Zika de dois estados brasileiros, Rio Grande do Norte e Paraíba, no período de novembro 2018 a fevereiro de 2019. O uso da galeria ilustrada da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde permitiu aos participantes da pesquisa uma melhor compreensão dos conceitos. Conclusões: Ferramentas visuais envolvendo a galeria ilustrada podem ser utilizadas como auxílio na coleta de dados em pesquisas qualitativas que envolvem a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Texto do método.

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Publicado
28-08-2021
Como Citar
ERIVELTON MEDEIROS DIAS, D.; CORREIA CAMPOS, T.; LUNA DA SILVA SANTOS, I.; DAYSE GOMES DE OLIVEIRA, J.; SOUZA MONTEIRO, K. GALERIA ILUSTRADA DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA . Revista Ciência Plural, v. 7, n. 3, p. 352-364, 28 ago. 2021.
Seção
Relato de experiência