A VISITA DOMICILIAR DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO AO PUERPÉRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n3ID25143

Resumo

Introdução: Qualquer atendimento realizado pela Estratégia Saúde da Família no domicílio é definido como visita domiciliar, o puerpério é um dos momentos que requer uma assistência domiciliar qualificada e oportuna haja vista as peculiaridades que envolvem o binômio materno infantil. Objetivo: Descrever as principais ações abordadas na literatura sobre a visita domiciliar do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família no período puerperal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a busca pelo material ocorreu nas bases de dados, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e a Base de Dados em Enfermagem, entre os meses de agosto e setembro de 2020, com os descritores Visita Domiciliar, Período Pós-Parto, Estratégia Saúde da Família e Enfermeiro. Foram identificados 53 artigos potencialmente relevantes com base na leitura do título e resumo, após uma leitura detalhada dos estudos, 10 foram selecionados Resultados: A visita domiciliar do enfermeiro no período puerperal está muito aquém do que é preconizado nas recomendações do Ministério da Saúde, a literatura constata a ausência das visitas domiciliares, ou quando realizadas não ocorriam na primeira semana pós alta hospitalar, nem contemplavam as diretrizes recomendadas para o atendimento domiciliar. Conclusões: As principais ações relacionadas a visita domiciliar do enfermeiro no período puerperal apontadas na literatura giram em torno dos cuidados prestados; das percepções das puérperas e da relevância da visita domiciliar com destaque para falhas na integralidade da assistência domiciliar ao binômio mãe e filho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio César Vieira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Práticas de Saúde e Educação pela Escola de Saúde da UFRN.

 

Downloads

Publicado

28-08-2021

Como Citar

DE LIMA, C. S.; CÉSAR VIEIRA DE ARAÚJO, T. A VISITA DOMICILIAR DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO AO PUERPÉRIO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 290–307, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n3ID25143. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/25143. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa