EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA PROMOÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

Autores

  • Amanda Fonseca Alves UniEvangélica
  • Ana Beatriz Souza Machado
  • Júlia Andrade Roriz de Oliveira Monteiro
  • Mariana Isaac Silva
  • Tatiane Narumi Rodrigues Hangui
  • Lara Bethânia Leite Moreira Diretora da Escola Municipal Professor Ernst Heeger, Anápolis-GO
  • Júlia Maria Rodrigues de Oliveira Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (SEMUSA)
  • Carla Guimarães Alves
  • Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges
  • Lila Louise Moreira Martins Franco

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID25155

Resumo

Introdução: A produção de recursos educativos em saúde feita de forma interdisciplinar articula diferentes áreas do conhecimento e repercute em uma ação educativa na busca pela integralidade da atenção. Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de acadêmicos do curso de medicina e nutrição em uma ação educativa interdisciplinar realizada no segundo semestre do ano de 2019, em uma escola municipal, Anápolis – GO, com crianças de quatro anos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado por estudantes da área da saúde após projeto realizado com crianças em idade escolar de 4 anos. Resultados: A ação foi idealizada após análise referente às doenças crônicas do território da UBS assistida em conjunto com a disciplina Medicina de Família e Comunidade e verificou-se a necessidade de trabalhar a conscientização acerca da alimentação com as crianças de 4 anos por ser uma idade de descoberta e formação dos hábitos alimentares. Por meio da parceria entre os dois cursos, foram elaboradas atividades lúdicas e a diferenciação dos alimentos para fomentar a criação de hábitos alimentares saudáveis e assim evitar e/ou minimizar possíveis patologias no futuro. Conclusões: Conclui-se que a Educação em Saúde aliada a interdisciplinaridade é de suma importância para o aprendizado, tendo sido proporcionado um momento de troca de conhecimentos, tanto entre os alunos de diferentes cursos e professores, quanto entre acadêmicos e crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Bethânia Leite Moreira , Diretora da Escola Municipal Professor Ernst Heeger, Anápolis-GO

Diretora da Escola Municipal Professor Ernst Heeger, Anápolis-GO

Júlia Maria Rodrigues de Oliveira , Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (SEMUSA)

Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (SEMUSA)

Downloads

Publicado

07-03-2022

Como Citar

FONSECA ALVES, A.; SOUZA MACHADO, A. B.; ANDRADE RORIZ DE OLIVEIRA MONTEIRO, J.; ISAAC SILVA, M.; NARUMI RODRIGUES HANGUI, T.; LEITE MOREIRA , L. B. .; RODRIGUES DE OLIVEIRA , J. M. .; GUIMARÃES ALVES, C.; ROSA DE MELO RIBEIRO BORGES, C.; LOUISE MOREIRA MARTINS FRANCO, L. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA PROMOÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–16, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n2ID25155. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/25155. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência