ATUAÇÃO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Daniel Jackson Gonçalves de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pâmela Soares Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Amanda Oliveira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Magali Carla Cordeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thalyta Nogueira de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Eliana Custódio Neto Prefeitura de Juiz de Fora- Minas Gerais
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID25324

Resumo

Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover saúde de maneira integralizada, acessível e equânime dentro da Atenção Primária em Saúde. O agente comunitário de saúde(ACS) é uma categoria profissional essencial para a execução da ESF. Por esse motivo, é necessário a busca pela qualificação desta força de trabalho. Objetivo: O objetivo deste trabalho é retratar as atividades desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19 com Agentes Comunitários de Saúde(ACS) em uma Unidade Básica de Saúde(UBS) em um município do estado de Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência oriundo de uma capacitação multiprofissional elaborada pelos Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família(RMSF) realizada no período de Abril a Agosto de 2020. As oficinas eram apresentadas utilizando recursos manuais, audiovisuais e atividades mobilizadoras de participação, estimulando a interação desses profissionais  e  estreitando o vínculo entre o ACS e a equipe de saúde da família Resultados: As atividades eram realizadas a partir de oficinas mediante a discussão de temas relacionados ao cotidiano vivenciado pelos ACS na comunidade. Após a realização dessas atividades, notou-se os principais desafios enfrentados por  essa categoria e sua relação com a equipe de saúde da família da UBS. Além disso, a atividade permitiu um espaço de reflexão sobre os impactos dessa interação entre equipe e ACS na comunidade. Conclusões: Portanto, conclui-se que esses encontros foram oportunos para enfatizar o seu protagonismo nessa lógica do processo de trabalho, destacando a busca pela qualificação desses profissionais, garantindo a integralidade do cuidado aos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

JACKSON GONÇALVES DE CARVALHO, D.; SOARES OLIVEIRA, P.; OLIVEIRA SILVA, A.; CARLA CORDEIRO, M. .; NOGUEIRA DE SOUZA, T.; CUSTÓDIO NETO, E.; CRISTINA GONÇALVES LEITE, I. ATUAÇÃO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e25324, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n1ID25324. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/25324. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência