PANDEMIA DE COVID-19 E APLICABILIDADE DA TELEODONTOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autores

  • Vanessa Aparecida Nogueira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafaela de Oliveira Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26130

Resumo

RESUMO

Introdução: Em contexto pandêmico do COVID-19, a teleodontologia pode desempenhar um papel fundamental no cuidado de problemas de saúde bucal principalmente na identificação precoce com critérios de prioridades em casos de urgência e emergência. Através dela é possível diagnosticar e prestar atendimento às pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 sem colocar em risco de infecção a equipe de profissionais que prestarão os serviços. Objetivo: Analisar experiências internacionais do uso da teleodontologia no contexto da pandemia de COVID-19 e sua aplicabilidade na Atenção Primária à Saúde, destacando possíveis dificuldades de sua implementação, bem como suas potencialidades e limitações. Metodologia: Uma revisão integrativa foi conduzida mediante as seis fases preconizadas do processo de elaboração. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Lilacs, Bireme, SciELO, Paho, Cochrane e Wholis no período de 14 a 20 de julho de 2020. Foram selecionados artigos que abordassem experiências internacionais, no âmbito público ou privado, do uso da teleodontologia nos protocolos de atendimento odontológico. Resultados: Seis estudos foram analisados. A revisão dos artigos destacou a importância da teleodontologia como ferramenta de saúde alternativa para antecipar diagnósticos e diminuir necessidades em saúde bucal, além de contribuir para controle de disseminação viral no contexto da pandemia do COVID-19. Conclusões: Ainda se impõe como um desafio a aplicação da teleodontologia durante a pandemia de COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, devido aos limites estruturais e financeiros que o Sistema Único de Saúde apresenta. No entanto, a partir desta revisão integrativa e de experiências internacionais aqui estudadas, observou-se que há viabilidade de implementação da teleodontologia nas Unidades Básicas de Saúde do país.

Palavras-Chave: Teleodontologia. Atenção Primária à Saúde. Coronavírus. Revisão integrativa. Saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Como Citar

APARECIDA NOGUEIRA SILVA, V.; DE OLIVEIRA CUNHA, R. .; CRISTINA GONÇALVES LEITE, I. PANDEMIA DE COVID-19 E APLICABILIDADE DA TELEODONTOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–25, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26130. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/26130. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa