OFICINA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES SOBRE GENÊRO, SEXO E IDENTIDADE DE GÊNERO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n1ID29155Resumo
Introdução: A adolescência se constitui como um período de construção de questões de sexualidade, incluindo o gênero, sexo e identidade de gênero. Objetivo: Descrever o planejamento e desenvolvimento de um projeto de intervenção realizado com adolescentes acerca da temática gênero, sexo e identidade de gênero. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas no segundo período letivo de 2021, a partir de um projeto de intervenção de um componente curricular do curso de graduação em Enfermagem. As atividades ocorreram em uma instituição de ensino, com estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental e foi desenvolvida em 4 etapas distintas conforme os conteúdos programáticos. Resultados: Esses conteúdos foram abordados com a utilização de diversas metodologias participativas pertinentes ao público-alvo, proporcionando o compartilhamento de experiências, discussão e reflexão sobre as temáticas em questão. Ainda permitiu que as graduandas exercitassem seus conhecimentos por meio da integração ensino-comunidade. Isso pode ajudar profissionais e instituições a implementarem intervenções similares em outras situações e contextos, adaptando-as às necessidades específicas de cada realidade, além de incentivar a realização de mais pesquisas e estudos sobre o tema. Conclusões: Conclui-se que o presente relato contribui para a prática assistencial ao descrever a importância de intervenções direcionadas ao público adolescente, especialmente em ambientes escolares, para prevenir agravos decorrentes da discriminação de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.