CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS, SOCIOECONÔMICAS E DA PROCURA DOS USUÁRIOS EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DE REFERÊNCIA ESTADUAL, MATO GROSSO, 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n1ID29450

Resumo

Introdução: O estudo dos fatores sociodemográficos e socioeconômicos de usuários que demandam o Sistema Único de Saúde oportuniza o conhecimento das suas características sendo importantes para o planejamento e a avaliação das ações dos serviços de saúde procurados por esta população. Objetivo: Descrever as características demográficas, socioeconômicas e da procura dos usuários adultos de um serviço de reabilitação física de um Centro Especializado em Reabilitação de referência no estado de Mato Grosso. Metodologia: Estudo observacional descritivo baseado nos dados dos prontuários de usuários atendidos no setor de acolhimento de um Centro Especializado em Reabilitação localizado em Cuiabá, Mato Grosso, no período de fevereiro a maio de 2021. Foram analisados os dados demográficos e socioeconômicos de usuários adultos de ambos os sexos. Utilizou-se o teste de qui-quadrado de Pearson para as associações entre as variáveis segundo eixo de reabilitação (ortopédica e neurológica). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram analisados 196 prontuários dos quais 69% procuraram por reabilitação ortopédica e 31% por reabilitação neurológica. Observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre as frequências dos dois eixos de reabilitação física estudados nas variáveis idade (p=0,0005), escolaridade (p=0,0031), principal atividade de trabalho (p=0,0045), doenças concomitantes (p=0,0016), tratamento em outro estabelecimento de saúde (p=0,0041) e motivo da procura pela reabilitação (p<0,0001). Conclusões: Os resultados mostraram que existem diferenças entre as características demográficas, socioeconômicas e da procura pelo serviço entre usuários com demanda de reabilitação ortopédica e neurológica sugerindo que as necessidades de saúde e de reabilitação dependem da singularidade dos casos. Recomenda-se que os serviços de reabilitação fortaleçam suas articulações com a atenção primária, com o sistema educacional e com ações de qualificação profissional voltados às pessoas com deficiência.

Palavras-Chave: Acesso aos Serviços de Saúde; Centros de Reabilitação; Pessoas com Deficiência; Indicadores Básicos de Saúde; Avaliação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Silva Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso. Servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Lenir Vaz Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Professora titular no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nereide Lúcia Martinelli, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (FMP/USP). Docente vinculada ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Gilmar Jorge de Oliveira Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, com experiência na área de Probabilidade e Estatística, Ciências Atuariais, Bioestatística e Epidemiologia.

Downloads

Publicado

27-04-2023

Como Citar

LIMA, A. M. S.; GUIMARÃES, L. V.; MARTINELLI, N. L.; OLIVEIRA JUNIOR, G. J. de. CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS, SOCIOECONÔMICAS E DA PROCURA DOS USUÁRIOS EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DE REFERÊNCIA ESTADUAL, MATO GROSSO, 2021. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n1ID29450. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/29450. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Análise Documental