CALÇADA AMIGA: DIALOGANDO COM A COMUNIDADE SOBRE A HIPERTENSÃO ARTERIAL E O DIABETES MELLITUS NO TERRITÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n1ID31605

Resumo

Introdução: As Doenças Crônicas não Transmissíveis constituem-se em um grande desafio de saúde pública. Dentro deste grupo, a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus merecem destaque, pois seu enfrentamento requer bastante dos serviços de saúde. Na realidade da Atenção Básica, tem-se destaque para as atividades educativas, em especial para a Educação Popular em Saúde, onde se enquadra a Calçada Amiga. Objetivo: Abordar a experiência da atividade de educação popular em saúde intitulada “Calçada Amiga” como instrumento de proteção, prevenção e promoção da saúde na Hipertensão Arterial e no Diabetes Mellitus em um serviço de Atenção Primária à Saúde do município de Mossoró/RN. Metodologia: Trata-se de um relato de Experiência de uma atividade de educação popular em saúde desenvolvida no território de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Mossoró/RN durante o ano de 2022. Resultados e Discussão: Foram realizadas 13 ações. Sobre a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus, notou-se uma certa dificuldade na adesão do tratamento, com relatos tanto na prática do exercício físico quanto na alimentação adequada, além do uso das medicações. Ainda sobre as dificuldades na adesão, muitos deles afirmavam uma subutilização dos serviços de saúde, em especial a UBS. Foi possível observar a validade da Educação Popular em Saúde por meio de afirmações de avaliação positiva sobre o método adotado para as atividades, com boa aceitação, frequência e retorno da comunidade. Conclusões: A atividade permitiu o fortalecimento do vínculo entre a Unidade Básica de Saúde e a comunidade por meio da imersão no território com momentos de diálogos horizontais e escuta ativa, facilitando a compreensão por parte dos profissionais sobre a realidade dos sujeitos assistidos no serviço. Para a comunidade, permitiu um momento de fala e escuta, expressando seus anseios, medos e dificuldades sobre as condições, tornando-se ativa no processo de saúde/doença.

Palavras-Chave: Educação em Saúde, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Atenção Básica de Saúde.

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Publicado

29-04-2024

Como Citar

CALADO, A. V. M. .; OLIVEIRA, M. L. de M. CALÇADA AMIGA: DIALOGANDO COM A COMUNIDADE SOBRE A HIPERTENSÃO ARTERIAL E O DIABETES MELLITUS NO TERRITÓRIO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n1ID31605. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31605. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência