REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A formação de professores é um processo dinâmico que deve ser composto por experiências práticas e teóricas no preparo do discente ao magistério. Desse modo, a compreensão das reflexões relativas ao estágio em docência assistida no âmbito do ensino superior é de suma importância para enriquecer os debates e discussões acerca do papel do estágio em docência como ferramenta formativa do professor universitário. Objetivo: Refletir sobre as experiências vivenciadas durante atividades desenvolvidas no estágio de docência assistida e a importância para a formação pedagógica no ensino superior. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do estágio em docência decorrido no segundo semestre de 2022, na disciplina de Fundamentos em epidemiologia e saúde pública do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: No presente estudo, foram descritas e analisadas as etapas da experiência do estágio em docência, enfocando as perspectivas, aprendizados e aspirações sob a ótica da literatura científica sobre o papel formativo do estágio para o professor universitário. Os resultados obtidos evidenciam a significância das contribuições dessa vivência para o crescimento acadêmico e profissional dos mestrandos. No entanto, salienta-se a necessidade de incorporar ou revisar elementos curriculares, visando promover uma integração mais aprofundada entre as dimensões teóricas e práticas no preparo dos alunos para a docência no ensino superior. Conclusões: O estágio de docência assistida representa uma ferramenta formativa de suma importância, singular e enriquecedora na construção das experiências profissionais e pessoais na formação de professores.
Palavras-Chave: Estágio profissional; Estudante de pós-graduação; Formação de professores; Fisioterapia.
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