REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

Introdução: A formação de professores é um processo dinâmico que deve ser composto por experiências práticas e teóricas no preparo do discente ao magistério. Desse modo, a compreensão das reflexões relativas ao estágio em docência assistida no âmbito do ensino superior é de suma importância para enriquecer os debates e discussões acerca do papel do estágio em docência como ferramenta formativa do professor universitário. Objetivo: Refletir sobre as experiências vivenciadas durante atividades desenvolvidas no estágio de docência assistida e a importância para a formação pedagógica no ensino superior. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do estágio em docência decorrido no segundo semestre de 2022, na disciplina de Fundamentos em epidemiologia e saúde pública do curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: No presente estudo, foram descritas e analisadas as etapas da experiência do estágio em docência, enfocando as perspectivas, aprendizados e aspirações sob a ótica da literatura científica sobre o papel formativo do estágio para o professor universitário. Os resultados obtidos evidenciam a significância das contribuições dessa vivência para o crescimento acadêmico e profissional dos mestrandos. No entanto, salienta-se a necessidade de incorporar ou revisar elementos curriculares, visando promover uma integração mais aprofundada entre as dimensões teóricas e práticas no preparo dos alunos para a docência no ensino superior. Conclusões: O estágio de docência assistida representa uma ferramenta formativa de suma importância, singular e enriquecedora na construção das experiências profissionais e pessoais na formação de professores.

Palavras-Chave: Estágio profissional; Estudante de pós-graduação; Formação de professores; Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ricardo Oliveira Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular do Departamento de Fisioterapia- UFRN. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Master En Gerontologia Social - Universidad de Granada (1998) e doutorado em Investigación en Ciencias de la Actividad Fisica - Universidad de Granada (2000). Atualmente é bolsista produtividade II do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor visitante - Université de Montreal, professor visitante - Universidad de Granada.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

SALES, W. B.; GUERRA, R. O. REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/32517. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência