ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35576

Resumo

Introdução: A inserção das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, embora tardia, representa um avanço significativo para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços odontológicos no Brasil. No entanto, ainda existem muitos desafios nas práticas do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família. A atuação majoritariamente clínica prejudica a realização de um trabalho humanístico, resolutivo, interdisciplinar e multiprofissional. Objetivo: Relatar a experiência de atuação de uma cirurgiã-dentista residente na Atenção Primária em Saúde no município de Santo Estêvão, Bahia, Brasil, durante o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Feira de Santana. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, que visa descrever as atividades desenvolvidas durante o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Estadual de Feira de Santana, no município de Santo Estêvão, Bahia, Brasil, no período de março de 2022 a novembro de 2023. Resultados: As atividades descritas abrangem as diferentes possibilidades de trabalho do cirurgião-dentista na Atenção Primária, envolvendo ações assistenciais através das consultas individuais e levantamento epidemiológico, educação permanente e em saúde com atuação nos grupos operativos e capacitações com os profissionais da rede e as ações de planejamento e gestão, através do desenvolvimento de estratégias para fortalecer a rede de atenção à saúde. Conclusões: É preciso motivar os profissionais de saúde bucal a repensarem suas práticas, tendo como ponto de partida o investimento e o estímulo à educação permanente e continuada. A especialização em saúde da família permite que cirurgiões-dentistas que atuam ou têm interesse em trabalhar no serviço público desenvolvam habilidades e práticas voltadas para uma assistência integral e multiprofissional da saúde, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Equipe de Saúde Bucal; Residência em Saúde; Assistência odontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile de Oliveira Azevedo, Universidade Estadual de Feira De Santana

Cirurgiã-Dentista. Especialista em Saúde da Família (UEFS)

Claudia Cerqueira Graça Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã dentista. Doutora em Saúde Pública(UFBA). Professora Titular UEFS.

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista, Doutora em Difusão de Conhecimento (UFBA), professora titular da UEFS.

Cássia Tainar da Silva Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista. Especialista em Saúde da Família na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Adriana dos Santos Sena, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista. Especialista em Saúde da Família na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Técia Mendes Daltro Borges, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista. Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP. Professora Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

AZEVEDO, J. de O.; CARNEIRO, C. C. G.; RODRIGUES, A. Áurea A. de O.; SOUZA, C. T. da S.; SENA, A. dos S.; BORGES, T. M. D. ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35576. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35576. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência