PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS A INFECÇÃO URINÁRIA EM GESTANTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n3ID35615Resumo
Introdução: a patologia de Infecção do Trato Urinário (ITU) é causada pela presença de microrganismos patogênicos na urina, e na gravidez, as mudanças anatômicas e fisiológicas impostas ao trato urinário predispõem as mulheres a transformações, que as tornam suscetíveis a infecções bacterianas. Objetivo: analisar possíveis práticas educativas voltada para gestantes com infecção urinária atendidas nos serviços de saúde. Metodologia: foi realizado um estudo de revisão guarda-chuva nas seguintes bases de dados: BVS, Pubmed, Scielo, Lilacs e Google acadêmico, usando os seguintes descritores: infecção urinária, educação em saúde, saúde da mulher, atenção integral à saúde da mulher, atenção básica. Seguindo também o modelo PRISMA que determinou a pergunta norteadora: quais são as práticas pedagógicas que influenciam na redução de infecções urinárias nas gestantes? Resultados: foram encontrados 6 artigos de revisão, onde: 4 são integrativas e 2 são sistemáticas, destes, 5 estudos abordaram o objetivo deste estudo de forma superficial e um de forma específica. Conclusões: O presente estudo conclui que existem poucas pesquisas qualificados na literatura sobre ações educativas voltadas para gestantes com infecção urinária.
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