PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS A INFECÇÃO URINÁRIA EM GESTANTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n3ID35615

Resumo

Introdução: a patologia de Infecção do Trato Urinário (ITU) é causada pela presença de microrganismos patogênicos na urina, e na gravidez, as mudanças anatômicas e fisiológicas impostas ao trato urinário predispõem as mulheres a transformações, que as tornam suscetíveis a infecções bacterianas. Objetivo: analisar possíveis práticas educativas voltada para gestantes com infecção urinária atendidas nos serviços de saúde. Metodologia: foi realizado um estudo de revisão guarda-chuva nas seguintes bases de dados: BVS, Pubmed, Scielo, Lilacs e Google acadêmico, usando os seguintes descritores: infecção urinária, educação em saúde, saúde da mulher, atenção integral à saúde da mulher, atenção básica. Seguindo também o modelo PRISMA que determinou a pergunta norteadora: quais são as práticas pedagógicas que influenciam na redução de infecções urinárias nas gestantes? Resultados: foram encontrados 6 artigos de revisão, onde: 4 são integrativas e 2 são sistemáticas, destes, 5 estudos abordaram o objetivo deste estudo de forma superficial e um de forma específica. Conclusões: O presente estudo conclui que existem poucas pesquisas qualificados na literatura sobre ações educativas voltadas para gestantes com infecção urinária.

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Biografia do Autor

Naylane de Farias Caldas, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí-PA, Brasil

Graduanda UEPA/Campus XIII. Curso de Enfermagem-Tucuruí-PA, Brasil

Rosalina de Paula Furtado, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí-PA, Brasil

Graduanda UEPA/Campus XIII. Curso de Enfermagem -Tucuruí-PA, Brasil

Gardênia da Silva Cavalcante, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí-PA, Brasil

Graduanda UEPA/Campus XIII. Curso de Enfermagem -Tucuruí-PA, Brasil

Beatriz Nascimento Marinho de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí-PA, Brasil

Graduanda UEPA/Campus XIII. Curso de Enfermagem -Tucuruí-PA, Brasil

Claudio Joaquim Borba-Pinheiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus de Tucuruí-PA, Brasil

Doutor em Ciências. Professor Adjunto II da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Tucuruí-PA, Brasil

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

CALDAS, N. de F. .; FURTADO, . R. . de P. .; CAVALCANTE, G. da S. .; OLIVEIRA, B. N. M. de .; BORBA-PINHEIRO, C. J. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS A INFECÇÃO URINÁRIA EM GESTANTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1–16, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n3ID35615. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35615. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Revisão Integrativa