IMPACTOS DOS GASTOS PÚBLICOS MUNICIPAIS SOBRE O IDHM DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - PB

Autores

  • Daiene Luiza Farias Vilar UFCG
  • Carlos Antônio Soares de Andrade UFCG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar os impactos dos gastos públicos com saúde e educação sobre o índice de desenvolvimento humano de Taperoá – PB, utilizando-se do software Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library (Gretl), para uma melhor compreensão da correlação existente entre o índice de desenvolvimento e as variáveis saúde e educação. Para a evolução deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que constitui no exame de várias fontes a respeito do conceito de desenvolvimento humanos e suas principais formas de mensuração, e finanças públicas, tendo também o caráter exploratório que se caracteriza por ter como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Como resultado observou-se, um bom desempenho das despesas públicas no período em análise, como também a correlação existente entre os gastos públicos com saúde e educação no município de Taperoá em relação ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Humano (IFDM) do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiene Luiza Farias Vilar, UFCG

Graduada em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Membro do Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada e Eng. De Produção – LAPEA.

Carlos Antônio Soares de Andrade, UFCG

Professor do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

VILAR, D. L. F.; ANDRADE, C. A. S. de. IMPACTOS DOS GASTOS PÚBLICOS MUNICIPAIS SOBRE O IDHM DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - PB. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16689. Acesso em: 24 abr. 2024.