IMPACTOS DOS GASTOS PÚBLICOS MUNICIPAIS SOBRE O IDHM DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - PB

Autores/as

  • Daiene Luiza Farias Vilar UFCG
  • Carlos Antônio Soares de Andrade UFCG

Resumen

Este trabalho tem como objetivo observar os impactos dos gastos públicos com saúde e educação sobre o índice de desenvolvimento humano de Taperoá – PB, utilizando-se do software Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library (Gretl), para uma melhor compreensão da correlação existente entre o índice de desenvolvimento e as variáveis saúde e educação. Para a evolução deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que constitui no exame de várias fontes a respeito do conceito de desenvolvimento humanos e suas principais formas de mensuração, e finanças públicas, tendo também o caráter exploratório que se caracteriza por ter como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Como resultado observou-se, um bom desempenho das despesas públicas no período em análise, como também a correlação existente entre os gastos públicos com saúde e educação no município de Taperoá em relação ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Humano (IFDM) do município.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiene Luiza Farias Vilar, UFCG

Graduada em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Membro do Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada e Eng. De Produção – LAPEA.

Carlos Antônio Soares de Andrade, UFCG

Professor do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Publicado

01-04-2016

Cómo citar

VILAR, D. L. F.; ANDRADE, C. A. S. de. IMPACTOS DOS GASTOS PÚBLICOS MUNICIPAIS SOBRE O IDHM DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - PB. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16689. Acesso em: 4 jul. 2024.