POLITICAS PÚBLICAS DO PERÍODO LULA: Um Olhar em Busca de Elementos Keynesianos

Autores

  • Jessé Gomes Ferreira URCA
  • Francisco do O de Lima Júnior URCA

Resumo

A atual crise econômica foi gestada nas formas e desdobramentos permitidos pelo modelo neoliberal decorrente do não atendimento deste paradigma àquilo que se propunha nas fases de sua instauração, que era um melhor bem-estar de todos os habitantes dos países que o adotassem. Uma das questões que se colocam no momento presente é a possibilidade do abandono do neoliberalismo e a adoção maciça de políticas keynesianas por um longo período de tempo. Este artigo trata de analisar as políticas públicas do período Lula, governo que vivenciou a origem dessa crise econômica atual, ressaltando aquelas que apresentam caráter de cunho keynesiano. O que se verificou com o trabalho é que o governo Lula foi marcado por um misto de políticas neoliberais e keynesianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessé Gomes Ferreira, URCA

Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Vale do Salgado-FVS.

Francisco do O de Lima Júnior, URCA

Professor do Departamento de Economia/URCA, Graduado em Economia pela URCA, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG e Doutorando em economia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

FERREIRA, J. G.; JÚNIOR, F. do O. de L. POLITICAS PÚBLICAS DO PERÍODO LULA: Um Olhar em Busca de Elementos Keynesianos. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16695. Acesso em: 30 nov. 2022.