ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar se a implantação do Programa Bolsa Família pelo governo Brasileiro contribuiu para a queda da desigualdade social e da pobreza no Estado do Rio Grande do Norte no período de 2004 a 2012. A pesquisa é constituída por meio de dados secundários e informações de organismos oficiais do Governo Federal. Para a análise da evolução e comparação dos dados, foi feito um estudo comparativo graficamente, pré e pós implantação do programa, além da utilização da Taxa de Crescimento e Taxa Média de Crescimento. Conclui-se que há uma recente queda dos indicadores de desigualdade no estado, a partir de 2004, em percentuais significativos para os agentes de menor renda, mais vulneráveis a miséria. Isso foi amplamente possível através de políticas públicas voltadas a transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, potencializando de forma ampla a melhoria dos indicadores de renda das famílias na condição de pobreza e de extrema pobreza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.