ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Jackson Franky Lopes Paulino UERN
  • Leonildo Tchapas UERN
  • Meire Eugênia Duarte UERN
  • Ana Cristina Nogueira Maia UERN
  • Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto UERN
  • Gerlânia Maria Rocha Sousa UERN

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar se a implantação do Programa Bolsa Família pelo governo Brasileiro contribuiu para a queda da desigualdade social e da pobreza no Estado do Rio Grande do Norte no período de 2004 a 2012. A pesquisa é constituída por meio de dados secundários e informações de organismos oficiais do Governo Federal. Para a análise da evolução e comparação dos dados, foi feito um estudo comparativo graficamente, pré e pós implantação do programa, além da utilização da Taxa de  Crescimento e Taxa Média de Crescimento. Conclui-se que há uma recente queda dos indicadores de desigualdade no estado, a partir de 2004, em percentuais significativos para os agentes de menor renda, mais vulneráveis a miséria. Isso foi amplamente possível através de políticas públicas voltadas a transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, potencializando de forma ampla a melhoria dos indicadores de renda das famílias na condição de pobreza e de extrema pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Franky Lopes Paulino, UERN

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Leonildo Tchapas, UERN

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Meire Eugênia Duarte, UERN

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ana Cristina Nogueira Maia, UERN

Mestre em economia rural pela Universidade Federal do Ceará e professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto, UERN

Doutor em El Medio Natural y Humano en las Ciencias Sociales - Universidad de Salamanca e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Gerlânia Maria Rocha Sousa, UERN

Mestre em economia rural e professora substituta da Universidade Federal Rural do Semi–Árido.

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

PAULINO, J. F. L.; TCHAPAS, L.; DUARTE, M. E.; MAIA, A. C. N.; ALBUQUERQUE NETO, L. C. de; SOUSA, G. M. R. ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16696. Acesso em: 20 maio. 2024.