ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores/as

  • Jackson Franky Lopes Paulino UERN
  • Leonildo Tchapas UERN
  • Meire Eugênia Duarte UERN
  • Ana Cristina Nogueira Maia UERN
  • Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto UERN
  • Gerlânia Maria Rocha Sousa UERN

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo investigar se a implantação do Programa Bolsa Família pelo governo Brasileiro contribuiu para a queda da desigualdade social e da pobreza no Estado do Rio Grande do Norte no período de 2004 a 2012. A pesquisa é constituída por meio de dados secundários e informações de organismos oficiais do Governo Federal. Para a análise da evolução e comparação dos dados, foi feito um estudo comparativo graficamente, pré e pós implantação do programa, além da utilização da Taxa de  Crescimento e Taxa Média de Crescimento. Conclui-se que há uma recente queda dos indicadores de desigualdade no estado, a partir de 2004, em percentuais significativos para os agentes de menor renda, mais vulneráveis a miséria. Isso foi amplamente possível através de políticas públicas voltadas a transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, potencializando de forma ampla a melhoria dos indicadores de renda das famílias na condição de pobreza e de extrema pobreza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jackson Franky Lopes Paulino, UERN

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Leonildo Tchapas, UERN

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Meire Eugênia Duarte, UERN

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ana Cristina Nogueira Maia, UERN

Mestre em economia rural pela Universidade Federal do Ceará e professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto, UERN

Doutor em El Medio Natural y Humano en las Ciencias Sociales - Universidad de Salamanca e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Gerlânia Maria Rocha Sousa, UERN

Mestre em economia rural e professora substituta da Universidade Federal Rural do Semi–Árido.

Publicado

01-04-2016

Cómo citar

PAULINO, J. F. L.; TCHAPAS, L.; DUARTE, M. E.; MAIA, A. C. N.; ALBUQUERQUE NETO, L. C. de; SOUSA, G. M. R. ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16696. Acesso em: 18 may. 2024.