O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SEUS RESULTADOS: Algumas Considerações à Luz das Ideias de Amartya Sen

Autores

  • Cryslãine Flavia da Silva Rodrigues UFRN

Resumo

Criado em 2004, o Programa Bolsa Família (PBF) constitui uma política social de governo que visa articular os diversos agentes políticos em torno da promoção e inclusão social das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Uma vez isto posto, o presente artigo tem como objetivo lançar breves considerações acerca de algumas das principais características do PBF e de seus principais resultados alcançados através, especialmente, das transferências de renda e das condicionalidades nas áreas de saúde e educação. Para tanto, utilizamos como referencial teórico a abordagem do economista indiano Amartya Sen sobre o desenvolvimento, a pobreza e a importância da política pública. Apesar de reconhecermos que o PBF vem produzindo importantes resultados quando se tem em vista a superação da pobreza, algumas propostas são apontadas para que o PBF obtenha maior eficácia não só no curto prazo, mas também sustentabilidade na emancipação dos seus beneficiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cryslãine Flavia da Silva Rodrigues, UFRN

Mestranda em Economia Regional (UFRN), graduada em Ciência Econômicas (UFCG), tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira e Desenvolvimento Econômico.

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

RODRIGUES, C. F. da S. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SEUS RESULTADOS: Algumas Considerações à Luz das Ideias de Amartya Sen. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16698. Acesso em: 25 jul. 2024.