O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SEUS RESULTADOS: Algumas Considerações à Luz das Ideias de Amartya Sen
Resumo
Criado em 2004, o Programa Bolsa Família (PBF) constitui uma política social de governo que visa articular os diversos agentes políticos em torno da promoção e inclusão social das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Uma vez isto posto, o presente artigo tem como objetivo lançar breves considerações acerca de algumas das principais características do PBF e de seus principais resultados alcançados através, especialmente, das transferências de renda e das condicionalidades nas áreas de saúde e educação. Para tanto, utilizamos como referencial teórico a abordagem do economista indiano Amartya Sen sobre o desenvolvimento, a pobreza e a importância da política pública. Apesar de reconhecermos que o PBF vem produzindo importantes resultados quando se tem em vista a superação da pobreza, algumas propostas são apontadas para que o PBF obtenha maior eficácia não só no curto prazo, mas também sustentabilidade na emancipação dos seus beneficiários.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.