PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2022v11n02ID30462

Resumo

A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fracisco Sávio Bernardo Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Economista; Mestrando em Demografia (PPGDEM/UFRN).

Domingos Isaias Maia Amorim, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Possui graduação em Ciências Econômicas (2017) pela Universidade Regional do Cariri - URCA e mestrado em Economia Rural (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Economia Rural - PPGER/UFC. Atualmente é doutorando em Economia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Participa dos Grupos de Estudos, Núcleo de Estudos sobre Economia Aplicada, Pobreza e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Ceará, e Territorialidades Econômicas, Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Regional do Cariri. Atualmente é professor orientador de MBA no Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE/ESALQ/USP, com expertise: Agronegócios, Data Science e Analytics.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

BATISTA, F. S. B. .; AMORIM, D. I. M. PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 11, n. 02, 2022. DOI: 10.21680/2316-5235.2022v11n02ID30462. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462. Acesso em: 26 abr. 2024.