PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2022v11n02ID30462Resumo
A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.