CRISE DO TRABALHO JUVENIL NA REGIÃO NORDESTE DURANTE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n1ID35524

Resumo

A juventude se configura como um público vulnerável às condicionalidades estruturais do mercado de trabalho. Boa parte deles buscam inserir-se no mundo laboral com escolaridade reduzida e pouca experiência, o que acaba dificultando o processo de inserção. Esse estudo busca analisar o contexto do mercado de trabalho juvenil nordestino no período de pandemia, além de apresentar algumas reflexões sobre esse público no mercado de trabalho. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se dados de origem secundária da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios contínua (PNADc), referente aos anos de 2012, 2015 e 2019, além da PNAD COVID. Os principais achados nesse estudo se relacionam a transição dos jovens para situação de desalento e desemprego, o aumento do público apto para trabalhar, a redução na taxa de participação e ocupação da população juvenil nordestina, o aumento no percentual de jovens que não estudam e nem trabalham, além do aumento daqueles que só estudam. No contexto da pandemia, houve um forte aumento na situação de desempregados, onde os jovens estariam procurando ocupações, as principais fontes de renda nesse período estariam associadas às políticas de distribuição de renda como auxílio emergencial e aposentadorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Rodrigues da Silva

Doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Economia Regional e Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Ciências Econômicas (Bacharelado) pela Fundação Universidade Regional do Cariri - URCA.

Christiane Luci Bezerra Alves, Universidade Regional do Cariri - URCA. Crato-CE, Brasil

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - DDMA pela Universidade Federal do Ceara - UFC. Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU).

Evanio Mascarenhas Paulo, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul. Professor e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras na Universidade Federal de Roraima.

Laura Costa Silva

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Economia Rural (PPGER) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

SILVA, W. R. da; ALVES, C. L. B.; PAULO, E. M.; SILVA, L. C. CRISE DO TRABALHO JUVENIL NA REGIÃO NORDESTE DURANTE PANDEMIA DE COVID-19. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 116–136, 2024. DOI: 10.21680/2316-5235.2024v13n1ID35524. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/35524. Acesso em: 2 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos