CRISE DO TRABALHO JUVENIL NA REGIÃO NORDESTE DURANTE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n1ID35524Abstract
A juventude se configura como um público vulnerável às condicionalidades estruturais do mercado de trabalho. Boa parte deles buscam inserir-se no mundo laboral com escolaridade reduzida e pouca experiência, o que acaba dificultando o processo de inserção. Esse estudo busca analisar o contexto do mercado de trabalho juvenil nordestino no período de pandemia, além de apresentar algumas reflexões sobre esse público no mercado de trabalho. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se dados de origem secundária da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios contínua (PNADc), referente aos anos de 2012, 2015 e 2019, além da PNAD COVID. Os principais achados nesse estudo se relacionam a transição dos jovens para situação de desalento e desemprego, o aumento do público apto para trabalhar, a redução na taxa de participação e ocupação da população juvenil nordestina, o aumento no percentual de jovens que não estudam e nem trabalham, além do aumento daqueles que só estudam. No contexto da pandemia, houve um forte aumento na situação de desempregados, onde os jovens estariam procurando ocupações, as principais fontes de renda nesse período estariam associadas às políticas de distribuição de renda como auxílio emergencial e aposentadorias.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.