DINÂMICAS DO EMPREGO FORMAL AGROPECUÁRIO NA FRUTICULTURA DA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DE PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA) NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

Resumo

As transformações conjunturais e estruturais no mercado de trabalho brasileiro, impulsionadas pela reestruturação produtiva, tiveram um impacto expressivo no setor agropecuário, aumentando a produtividade marginal da mão de obra nos postos de trabalho formais. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo central analisar o mercado de trabalho formal agrícola na fruticultura na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) nos anos de 2019 e 2022. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, seguida pela análise da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os principais resultados revelam tendências tanto promissoras quanto desafiadoras. A fruticultura tem atraído uma crescente População Economicamente Ativa (PEA) no setor agropecuário, com destaque para o aumento da participação feminina. Além disso, observa-se um ingresso significativo de jovens de 15 a 29 anos na fruticultura, acompanhado por um nível de escolaridade mais elevado, predominantemente o ensino médio completo. Contudo, a maioria dos trabalhadores recebe entre um e dois salários-mínimos, o que contribui para o aumento da rotatividade no mercado de trabalho. Essas evidências apontam para a precarização das condições de trabalho, comprometendo o desenvolvimento rural sustentado nas áreas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiene Luiza Farias Vilar, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Ciências Econômicas- UFCG, Especialista em Desenvolvimento Social e Econômico Regional – UFPB (Cursando), Mestre em Economia- CMEA/UFAL e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará. Bolsista Fapespa. ORCID 0000-0002-5205-1470. E-mail: daieneluiza@gmail.com.

José Ediglê Alcantara Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Economia Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (PPGER/UFC) e Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1285-7717. Email: edigle.economia@gmail.com.

Hugo Feitosa Gonçalves, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Ciências Econômicas (UFCG); Mestre pelo PPGDR (UEPB); Doutor pelo PPGCS (UFRN). Professor Adjunto (UFPI). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Territorialidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (URCA-CNPq). Coordenador do Grupo de Análise de Economia Política (GAEP) (PREXC-UFPI). ORCID 000-0001-6323-1648. E-mail: hugofg@live.com.

Publicado

29-12-2025

Como Citar

LUIZA FARIAS VILAR, Daiene; EDIGLÊ ALCANTARA MOURA, José; FEITOSA GONÇALVES, Hugo. DINÂMICAS DO EMPREGO FORMAL AGROPECUÁRIO NA FRUTICULTURA DA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DE PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA) NO NORDESTE BRASILEIRO . Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 14, n. 02, p. 23, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/37602. Acesso em: 2 jan. 2026.