DINÂMICAS DO EMPREGO FORMAL AGROPECUÁRIO NA FRUTICULTURA DA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DE PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA) NO NORDESTE BRASILEIRO
Resumen
As transformações conjunturais e estruturais no mercado de trabalho brasileiro, impulsionadas pela reestruturação produtiva, tiveram um impacto expressivo no setor agropecuário, aumentando a produtividade marginal da mão de obra nos postos de trabalho formais. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo central analisar o mercado de trabalho formal agrícola na fruticultura na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) nos anos de 2019 e 2022. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, seguida pela análise da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os principais resultados revelam tendências tanto promissoras quanto desafiadoras. A fruticultura tem atraído uma crescente População Economicamente Ativa (PEA) no setor agropecuário, com destaque para o aumento da participação feminina. Além disso, observa-se um ingresso significativo de jovens de 15 a 29 anos na fruticultura, acompanhado por um nível de escolaridade mais elevado, predominantemente o ensino médio completo. Contudo, a maioria dos trabalhadores recebe entre um e dois salários-mínimos, o que contribui para o aumento da rotatividade no mercado de trabalho. Essas evidências apontam para a precarização das condições de trabalho, comprometendo o desenvolvimento rural sustentado nas áreas analisadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)