CICLOS ECONÔMICOS E FUNDEB
DISCUSSÕES ACERCA DA COMPLEMENTAÇÃO DA UNIÃO AO FUNDO (2007-2019)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2024v13n2ID38312Resumo
O FUNDEB representa um dos principais mecanismos de financiamento da educação no Brasil, porém, há diversos fatores que influenciam negativamente na dinâmica deste Fundo. Este estudo investiga como os ciclos econômicos impactam no financiamento da educação básica no Brasil. Para a análise, foram utilizados dados do Produto Interno Bruto (PIB) e das receitas do FUNDEB, extraídos do Tesouro Transparente e do Banco Central do Brasil de 2007 a 2019. A relação entre a variação do PIB e a arrecadação do Fundo foi analisada por meio de correlações estatísticas. Além disso, foi realizado um estudo de caso do estado do Pará. As evidências apontam para impactos dos ciclos econômicos no FUNDEB, assim, em momentos de crises econômicas há uma tendência de redução do Fundo, ameaçando o orçamento para a realização do direito à educação no Brasil. No entanto, a despeito de o fundo acompanhar a variação das receitas que o financiam, há um componente no FUNDEB que se mostrou anticíclico nos últimos anos: a complementação da União. Cabe destacar que esta complementação se apresentou como fundamental para o financiamento da educação, evidenciado no estudo de caso realizado para o estado do Pará.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)