A PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS NO RIO GRANDE DO NORTE

UMA ANÁLISE A PARTIR DA PNADC

Autores

  • Ellitamara Alves de Oliveira Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thaise da Costa Varela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luziene Dantas de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2025v14n1ID42016

Resumo

Com um olhar voltado para o Rio Grande do Norte, este trabalho visa avaliar os impactos da Covid-19 sobre a evolução da força de trabalho, distribuição populacional, disparidades de gênero e diferenças raciais, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, que faz uso dos microdados da PNAD-C por meio do método estatístico comparativo, contemplando os períodos 2019.4 e 2020.4. Para tanto, utilizou-se o software R. Ao realizar a análise comparativa, este estudo permite averiguar as diferenças antes e durante a pandemia da COVID-19 no RN, permitindo, assim, verificar seus impactos socioeconômicos durante esse período crítico. Os resultados evidenciaram as desigualdades regionais e vulnerabilidade sociais existentes, expondo questões estruturais mais profundas da sociedade como a precarização do mercado de trabalho, implicando não apenas a necessidade de ter que lidar com os desafios imediatos da pandemia, mas também reconhecer a incapacidade das estruturas básicas existentes. Como sugestão aponta-se a necessidade da realização de investimentos contínuos no sistema público de saúde e criação de programas sociais voltados ao enfrentamento das condições de vulnerabilidade socioeconômicas, considerando as desigualdades socioeconômicas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellitamara Alves de Oliveira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Ciências Econômicas pela mesma instituição e em Gestão Financeira pela Universidade Potiguar (UNP). Membra do Grupo de Pesquisa em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS/UFRN), do Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT/UFRN), da Rede Interinstitucional de Pesquisa sobre Conflitos da Regulação Ambiental, e do INCT-LABPLAN, voltado ao estudo do desenvolvimento regional e urbano no Brasil. Possui interesse nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Desenvolvimento Regional, Economia Industrial, Economia da Energia e Economia da Inovação.

Thaise da Costa Varela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022) e mestrado em Economia e desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2025). Atuando principalmente nos seguintes temas: remuneração, trabalho formal, escolaridade, gênero e raça.

Luziene Dantas de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professora Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (regime DE) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPECO/CCSA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS), do Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Território (LISAT) e do Observatório de Energia Eólica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Desenvolvimento Local/Regional, Economia da Energia, Planejamento Setorial e Fontes Renováveis de Energia.

Downloads

Publicado

10-11-2025

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA MELO, Ellitamara; DA COSTA VARELA, Thaise; DANTAS DE MACEDO, Luziene. A PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PNADC. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 91–112, 2025. DOI: 10.21680/2316-5235.2025v14n1ID42016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/42016. Acesso em: 5 dez. 2025.