A PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS NO RIO GRANDE DO NORTE
UMA ANÁLISE A PARTIR DA PNADC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2025v14n1ID42016Resumo
Com um olhar voltado para o Rio Grande do Norte, este trabalho visa avaliar os impactos da Covid-19 sobre a evolução da força de trabalho, distribuição populacional, disparidades de gênero e diferenças raciais, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, que faz uso dos microdados da PNAD-C por meio do método estatístico comparativo, contemplando os períodos 2019.4 e 2020.4. Para tanto, utilizou-se o software R. Ao realizar a análise comparativa, este estudo permite averiguar as diferenças antes e durante a pandemia da COVID-19 no RN, permitindo, assim, verificar seus impactos socioeconômicos durante esse período crítico. Os resultados evidenciaram as desigualdades regionais e vulnerabilidade sociais existentes, expondo questões estruturais mais profundas da sociedade como a precarização do mercado de trabalho, implicando não apenas a necessidade de ter que lidar com os desafios imediatos da pandemia, mas também reconhecer a incapacidade das estruturas básicas existentes. Como sugestão aponta-se a necessidade da realização de investimentos contínuos no sistema público de saúde e criação de programas sociais voltados ao enfrentamento das condições de vulnerabilidade socioeconômicas, considerando as desigualdades socioeconômicas existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)