UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA SAÚDE NOS ESTADOS NORDESTINOS: Aplicação do Modelo de Dados em Painel
Abstract
Este estudo tem como objetivo verificar nível de saúde da região Nordeste, utilizando como proxy a taxa de mortalidade e como variáveis explicativas, o analfabetismo e gasto público em saúde. Partiu-se da seguinte indagação: os indicadores de educação e gasto em saúde são determinantes para o nível de saúde da população? acredita-se que quanto maior a taxa de analfabetismo, maior a taxa de mortalidade e quanto maior o dispêndio, menor a taxa de mortalidade. Assim como no Brasil, inerente a saúde pública do Nordeste existe desafios. Este trabalho insere-se nesse contexto, sendo capaz de proporcionar mecanismos eficazes para a alocação de políticas públicas, orientando estratégia capazes de reduzir problemas geográficos nessa temática. A técnica de análise foi Dados em Painel com efeito aleatório, tendo em vista que possibilita a observação dos indivíduos ao longo do tempo. Os resultados apontaram uma ligeira heterogeneidade da taxa de mortalidade média entre os estados nordestinos, porém o maior nível ainda persiste no estado de Alagoas. Logo a hipótese formulada foi completamente aceita, de maneira que tanto a taxa de analfabetismo quanto o dispêndio em saúde exercem influência sobre o status de saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.