PANORAMA E DINÂMICA RECENTE DA ECONOMIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI – RMC.
Abstract
Durante a década de 1960 há uma reorientação das políticas regionais, e no Nordeste, a SUDENE surge com o objetivo de orientar o processo de industrialização, favorecendo uma nova caracterização do espaço demográfico da região. A ação da SUDENE contribuiu para a concentração regional das indústrias no litoral nordestino, resultando em acelerado crescimento demográfico, principalmente das capitais Salvador, Recife e Fortaleza, que se firmaram como metrópoles e pólos de atração para migrantes do meio rural. Contudo, no intuito de reduzir a polarização em torno da Região Metropolitana de Fortaleza, se faz necessária a criação da RMC - trazendo a oportunidade de desenvolver o interior do estado, Desta forma, o objetivo do trabalho é analisar a dinâmica econômica recente dos municípios da RMC. O período escolhido abrange os anos em que presenciou vultosos investimentos nos municípios do Cariri. Verifica- se que a institucionalização da RMC trouxe para a região novos investimentos do governo estadual em serviços básicos como saúde, transporte e educação técnica e superior, concentrados principalmente nas cidades pólos (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.